04/10 dia de São Francisco - Todas as criaturas São Nossos Irmãos e Irmãs
“Todas as criaturas são nossos irmãos e irmãs”, dizia Francisco de Assis, um grande missionário do amor e defensor dos animais.
Expressão que nos leva a refletir o quanto o amor e o respeito aos animais tem um significado especial e importante para o desenvolvimento de melhores sentimentos.
Embora em níveis diferentes de consciência, os seres humanos e animais compartilham a jornada evolutiva desde os primórdios, cabendo aos humanos como seres mais inteligentes, dotados de consciência, cuidar e os proteger. Embora existam ativistas e pessoas já conscientes desse compromisso, o que se observa com frequência são atitudes mesquinhas frente aos irmãos animais.
Inúmeros casos de maus tratos e abandono são registrados diariamente, mostrando o quanto o nível de consciência precisa ser ampliado para que o amor e o respeito aos animais possam prevalecer.
Quando falamos de amor e respeito aos animais, não nos referimos apenas aos animais de estimação, com os quais se criou uma relação de afeto mais próxima, mas em relação a todos os seres vivos que fazem parte do ecossistema.
A preocupação com os irmãos animais, bem como com os recursos que garantam a vida no planeta,
significa viver em equilíbrio com todos os seres, como recomendou Jesus: “Amar o Próximo como a si Mesmo”.
Encontramos na literatura espírita esclarecimentos sobre os irmãos animais do ponto de vista espiritual que podem ajudar a compreender melhor essa ligação e também responder a dúvidas comuns a respeito.
Como elucida o capítulo Os Animais e o Homem, em O Livro dos Espíritos, os animais têm um princípio inteligente, os animais reencarnam e evoluem, e assim como os homens os animais seguem uma lei progressiva de evolução de acordo com o grau de adiantamento.
Complementa ainda a questão 61: “O que não poderiam fazer sob a direção do homem?”. Tal reflexão nos leva a pensar o quanto o caminho do amor em cada gesto é fundamental para a evolução.
O conhecimento espiritual vem colaborar para o despertar de uma realidade muito mais ampla de que todos somos criaturas de Deus e que o progresso é infinito, desde o princípio espiritual criado simples e ignorante até chegar ao despertar da inteligência e do senso moral. O amor e o respeito aos animais são uma consequência da compreensão de que somos filhos do mesmo Pai rumo ao aperfeiçoamento. Que possamos demonstrar em cada atitude o desejo de ser melhores a cada dia, estendendo em nossas atitudes os cuidados com os irmãos animais.